RECICLAGEM AUTODIDATA

O curso de Reciclagem para Infratores é aplicado ao condutor em duas situações:

  • Quanto o condutor tiver suspenso do direito de dirigir veículos;
  • Quando condutor tiver sido condenado por algum delito de trânsito;
  • E poderá ser feito na modalidades AUTODIDATA

AUTODIDATA:

Para o Curso de reciclagem á distância é necessários que já tenha entregue a cnh no DETRAN e já esteja cumprindo suspensão .

Para realização da matricula e liberação do site para estudo o condutor terá que comparecer ao CFC, pessoalmente. Uma vez para matricula e liberação do site para estudo e outra para realização da prova.

Feito o cadastro será passado para o candidato site , login e senha para estudo on line , após 5 dias de receber essas informações, terá que fazer o agendamento mediante as novas regras do DETRAN, abaixo:

De acordo com o anexo VI da portaria Detran/SP 101 republicada em 03/03/16 que trata das novas regras para os cursos e aplicação das provas eletrônicas nos processos de renovação e reciclagem de condutores infratores, no item 2 – onde está escrito que “ A prova teórica monitorada deverá ser previamente agendada pelo CFC com prazo mínimo de quarenta e oito horas, em relação à data de conclusão do curso”, sendo assim, a partir do dia 07/03/2016 (segunda feira) as provas eletrônicas para os processos de renovação e reciclagem, só serão realizadas após prévio agendamento mínimo de 48 horas.

Os condutores agendados poderão realizar a prova no dia agendado, respeitando as 48 horas mínimas que antecedem a prova e até 24 horas depois do agendamento. Se o condutor não comparecer no prazo para a realização terá que reagendar a prova respeitando o prazo mínimo de 48 horas.

A prova consiste em 30 questões alternativas e para ser aprovada é necessários no mínimo 21 acertos , em caso de reprova é cobrado o valor da prova novamente e poderá ser realizada somente após 5 dias da data da reprovação.

RECICLAGEM PREVENTIVA

Aprovado em NOVEMBRO de 2017 e regulamento em Maio/2018 os motoristas de caminhão, carreta e ônibus têm a opção de fazer curso de reciclagem antecipada para evitar a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por excesso de pontos de infrações de trânsito. Por lei, a suspensão ocorre quando o motorista atinge 20 pontos no período de um ano.

A nova norma permite fazer reciclagem condutores que contabilizarem 14 pontos. A medida vale para os profissionais das categorias C, D e E que tiverem o registro de atividade remunerada na CNH.

A reciclagem antecipada é baseada em Lei Federal 13.281, de 2016, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no final de 2017. As mudanças correm junto com a nova regra que aumenta o tempo mínimo da suspensão da carteira, de um para seis meses.

 

Conteúdo das aulas

Não há mudanças quanto ao conteúdo das aulas do curso de reciclagem. A grade curricular e a carga horária permanecem as mesmas: 12 horas de aulas para Legislação de Trânsito, 8 horas para Direção Defensiva, 4 horas para Noções de Primeiros Socorros e 6 horas de Relacionamento Interpessoal.

Fechar Menu
Olá Podemos Ajudar?
Powered by